22 de agosto de 2010

O momento é dos tecnicos no mercado de trabalho


Cursos profissionalizantes facilitam a inserção no mercado de trabalho. Aumento da demanda por profissionais com prática é a melhor dos últimos cinco anos

Ingrid de Andrade, Rômer Castanheira e Natália Silva

Para atender à demanda do mundo do trabalho, os cursos profissionalizantes se ajustam ao novo cenário da indústria, desenhado, entre outros fatores, pela exigência de qualificação dos trabalhadores. Prova disso é o aumento da procura por cursos profissionalizantes, cujo diferencial está na curta duração (em média dois anos) e na ênfase prática. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indicam que em 2007 o número de alunos brasileiros na modalidade era de 682.431. Em 2009, pulou para 857.195, um crescimento de 25,6%.
O supervisor técnico do SENAI, Mário Lúcio da Silva, confirma que o momento é de ascensão dos cursos técnicos. Ele ainda ressalta que com essa capacitação, os alunos terão melhores condições de ingresso no mercado de trabalho, que se somará a formação profissional, com vistas ao primeiro emprego.
Mário também foi aluno de um curso profissionalizante de mecânica no período da ditadura militar, entre 1972 a 1974. Ele afirma que as perspectivas de estabilidade financeira permanecem as mesmas de quando formou-se, pois o mercado continua a procura de técnicos.
O auxiliar de mecânico Rafael de Brites do Nascimento já fez dois cursos profissionalizantes ligados à sua área, mecânico geral e técnico em eletromecânica.
Isso
lhe proporcionou a abertura para o mercado de trabalho e assim obteve a certeza de que para a sua vida acadêmica, esta seria a melhor opção. Segundo ele, o curso técnico prepara as pessoas para as práticas e vivências do trabalho, já a universidade seria um lugar para desenvolver habilidades teóricas. Além disso, os cursos técnicos têm duração média de um ano e meio a dois anos, enquanto uma graduação pode durar até seis anos.
Viviane Giarola fez os cursos de aprendizagem e eletroeletrônica e técnico em eletrotécnica. Atualmente não exerce atividades relacionadas à sua área de formação, mas cita a importância dos cursos na sua vida pessoal pelas as amizades que construiu ao longo desses dois anos e meio. “Sem dúvida ampliei meu network e também os conhecimentos práticos que aprendi e, hoje aplico no meu cotidiano”, comenta.
A ex-aluna afirma que encontrou dificuldades no mercado de trabalho. “Minha maior dificuldade  em exercer esta profissão é o fato de ela proporcionar maior preferência ao sexo masculino”.  Mesmo assim, recomenda o curso em virtude do alto prestígio que os alunos têm no mercado de trabalho e do direcionamento e auxílio que os cursos promovem na busca por uma profissão.
Cursos profissionalizantes na região:
Curso
Endereço/ Telefone
Cenep
Rua Luiz Bacarini, 111 - Centro - São João Del Rei – MG - (32) 3371-5798
CVT-CentroVocacional Tecnológico
Av Hermílio Alves, 234 - Centro - São João Del Rei - MG -     (32) 3371-8613
Escola Técnica de Comércio Tiradentes
Rua Luiz Bacarini, 111 - Centro - São João Del Rei - MG –
PABX: (32) 3371-9249
Microlins-Formação Profissional
Rua Sebastião Sette, 14 sl 102 - Centro - São João Del Rei - MG -(32) 3371-8418               
SENAI
Pc Sr Bom Jesus Matozinhos, 1- Matozinhos - São João Del Rei - MG –
(32) 3371-6303

0 comentários:

Postar um comentário